Ter uma solução antivírus implantada e, principalmente, atualizada em um ambiente corporativo ajuda na proteção dos computadores conectados na rede. Mas, como nem tudo são flores, mesmo nestes cenários podem ocorrer casos de infecção, se um vírus recém saído do forno chegar na rede antes de sua vacina (é raro, mas acontece) e causar muita dor de cabeça (e horas extras noite afora...). Ter um antivírus desatualizado é a mesma coisa que não ter antivírus instalado.
Alguns vírus, uma vez infectado em um computador, conseguem inibir a ação do antivírus, chegando até a desativá-lo. Em outros casos, computadores infectados não permitem nem a instalação de uma solução antivírus caso o mesmo não possua uma.
Soluções antivírus corporativas utilizam um recurso comumente chamado de "Instalação Remota", onde através de uma Console Central de Gerenciamento, o Técnico de TI consegue disparar a instalação do antivírus em todos os computadores da rede sem precisar ir a cada um deles. Caso um computador se enquadre na situação de infecção descrita acima, o antivírus não será instalado.
Geralmente, é enviado um Técnico ao local e na grande maioria dos casos, o procedimento é: tirar o computador da rede (quando eu digo tirar o computador da rede é, literalmente, tirar o cabo de rede); executar a limpeza do computador com algum utilitário de limpeza específico; e só então voltar com o computador para a rede e tentar a instalação do antivírus novamente. Convenhamos que, além de trabalhoso, não é dinâmico. E dinamismo é o que mais se exige da TI nos dias de hoje. Nessas situações, entra em cena o lado Batman do Técnico de TI (por favor, quando digo Batman não quero que pensem no lado "morcego" do Técnico de TI. Técnico de TI não morcega... ¬¬). Quando digo o lado Batman, me refiro ao Cinto de Utilidades.
Todo Técnico de TI que se preze tem o seu kit de ferramentas e softwares que são indispensáveis em qualquer situação. Para o caso apresentado, vou utilizar 3 softwares: um software de varredura e limpeza, um
log viewer e um software de acesso remoto.
1 - O
Microsoft Windows Malicious Software Removal Tool ou
MRT é um software de varredura e limpeza que reconhece e elimina os vírus mais comuns. Ele é o que chamamos de
Standalone Sweeper, ou seja, um "varredor autônomo". Ele não precisa ser instalado, basta copiar para o computador e executar. O
MRT pode ser encontrado em qualquer computador Windows que esteja configurado para receber atualizações automáticas e seu executável (
mrt.exe) está localizado na pasta
%WinDir%\System32. Toda segunda terça-feira do mês, a Microsoft libera uma atualização desta ferramenta. Caso não a possua, o download pode ser feito neste endereço:
http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=en&id=16
2 - O
SMS Trace ou
Trace32 é um
log viewer muito conhecido entre os usuários do
Configuration Manager. Ele permite a visualização de logs em tempo real, ou seja, assim que são feitos novos registros no arquivo de log, o
SMS Trace os exibe automaticamente, sem que o usuário precise ficar fechando e abrindo o arquivo, como acontece com quem usa o Bloco de Notas, por exemplo. O
SMS Trace é parte do
System Center Configuration Manager 2007 Toolkit e pode ser encontrado neste endereço:
http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?familyid=5A47B972-95D2-46B1-AB14-5D0CBCE54EB8&displaylang=en. Após a instalação, execute-o pelo menos uma vez para que os arquivos de log sejam associados a ele.
3 - O
PsExec é um prompt de comando remoto muito simples é fácil de usar. Com ele é possível executar comandos e softwares remotamente em qualquer computador que você consiga se conectar. O
PsExec não precisa ser instalado, basta executar. Ele pode ser encontrado no endereço:
http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897553.
De posse dos softwares, vamos aos preparativos: Tenha o
MRT mais recente em seu computador de trabalho. Instale o
SMS Trace e associe-o aos arquivos .log. Copie o
PsExec para a pasta
%WinDir%\System32 do seu computador de trabalho.
(Hora de mostrar que você é o cara!!!) Abra um Prompt de Comando no seu computador de trabalho e dispare a execução do
MRT no computador infectado através do comando:
psexec \\nome_do_computador -c mrt.exe /Q
- O parâmetro
-c do
PsExec faz com que o
MRT seja copiado para o computador remoto antes de ser executado.
- O parâmetro
/Q do
MRT faz com que ele seja executado em modo silencioso, ou seja, o usuário que estiver trabalhando no computador no momento não será interrompido.
Abra a janela Executar e acesse a raiz da unidade C do computador remoto através do comando:
\\nome_do_computador\c$
Acesse a pasta do Windows e em seguida, acesse a pasta Debug. Procure pelo arquivo
mrt.log e dê um duplo-clique para que ele seja aberto no
SMS Trace e acompanhe toda a atividade do
MRT em tempo real. Ao término, se o
MRT pedir para reiniciar o computador para terminar a limpeza do sistema, você pode fazer isso, também remotamente, e informar ao usuário que estiver trabalhando no computador no momento sobre a reinicialização, através do comando:
shutdown -r -t 30 -m \\nome_do_computador -c "Foi encontrado um vírus em seu computador e será necessário reiniciá-lo para completar a remoção. Por favor, salve todos os seus documentos em aberto para evitar perda de dados. Seu computador será reiniciado em 30 segundos."
- O parâmetro
-c do comando
shutdown exibe uma mensagem customizada ao usuário conectado no computador remoto e pode ser definida ao seu gosto.
Após completar a limpeza, dispare novamente a Instalação Remota de sua solução antivírus e tudo deve ocorrer como deveria ter sido desde o início.
Para finalizar, algumas considerações: Não levantei questões como privilégios administrativos ou configuração de firewall, pois não eram o foco do Post. É óbvio que para executar estes procedimentos, o usuário precise ter privilégios administrativos e acessar remotamente o computador infectado. No meu entendimento, tais "requisitos" são básicos a qualquer Técnico de TI que trabalhe nesta área.
Espero que tenham gostado do Post. Até a próxima.