Essa foi uma grande sacada pois:
- As informações de Zonas que antes eram armazenadas em arquivos, passaram a ser armazenadas dentro do Active Directory (mais especificamente, na partição de Domínio), o que garantiu maior segurança, pois não haviam mais arquivos físicos .dns;
- Todo Controlador de Domínio passou a ter uma cópia da Zona, utilizando o recurso de replicação do Active Directory (multimaster replication), o que garantiu maior redundância das informações;
- A estrutura Master/Slave onde apenas um servidor DNS podia gravar e os demais apenas lerem deixou de existir, pois todo Controlador de Domínio que tinha o serviço de DNS instalado podia gravar dados na Zona, o que garantiu a alta disponibilidade do serviço.
Em determinadas empresas, nem todo Controlador de Domínio é, também, um servidor DNS. Digamos, por exemplo, que uma empresa possui 5 Controladores de Domínio, mas apenas 2 são servidores DNS. O que será que vai acontecer???...
Todos os 5 Controladores de Domínio irão receber uma cópia das informações de DNS. Agora eu lhes pergunto, por quê? (Perguntinha de Certificação Microsoft ^^)
Como dito acima, o Active Directory-Integrated Zone era armazenado na partição de Domínio do Active Directory (Domain Naming Context). Por definição, o escopo de replicação desta partição é: para todos os Controladores de Domínio do domínio. Tem como alterar isso? Não! Os outros 3 Controladores de Domínio que não são servidores DNS recebem "lixo". É um tráfego desnecessário.
Vamos levar este mesmo exemplo para um ambiente maior: uma multinacional com 100 Controladores de Domínio espalhados pelo mundo inteiro, mas apenas 20 deles são servidores DNS. São 80 servidores trafegando "lixo" pelo mundo inteiro.
Com a vinda do Windows Server 2003, surgiu um novo tipo de partição para o Active Directory: a Partição de Aplicação (Application Partition). A grande vantagem dessa partição foi a possibilidade de se definir, justamente, o escopo da replicação. Com isso foi possível eliminar o "lixo" que trafegava na rede e a replicação de informações de DNS passou a ser feita apenas entre Controladores de Domínio com o serviço de DNS instalado.
Mas atenção!!! Se você migrou sua rede do 2000 para o 2003 e se enquadra no exemplo deste post. Terá que fazer a movimentação do DNS para a Partição de Aplicação manualmente. Se sua rede começou do 2003, seu DNS já está configurado na Partição de Aplicação.
'Til next time!
Nenhum comentário:
Postar um comentário