Cenário: O funcionário de um setor X faz uma ligação para o HelpDesk solictando uma manutenção local no seu computador. Um Técnico de TI é enviado ao local para verificar o equipamento e, para realizar o atendimento, precisa efetuar logoff do usuário atual para entrar com o seu usuário, pois o mesmo possui privilégios administrativos. Ocorre que o Técnico precisa fechar todos os programas que estão abertos, verificar junto ao funcionário se todos os arquivos foram salvos (senão salvar), para só então realizar o logoff. E se o funcionário disser: "-Não posso fechar esse programa agora". Você adia o atendimento?
Esse cenário é um caso de ficção científica ou você se identificou com ele? Creio que a grande maioria ainda utiliza esse procedimento. Alguns já utilizam o recurso do botão direito e "Executar como...", mas ainda sim existem algumas limitações. O que vou motrar a seguir é como realizar um atendimento local sem precisar "interromper" o que o usuário estava fazendo:
Prompt em modo elevado
Esse é o ponto de partida do atendimento local. Iremos abrir um Prompt de Comando com privilégios adminitrativos e a partir dele, podemos realizar toda e qualquer atividade do atendimento. Recurso muito poderoso e prático. Abra a janela executar o digite o seguinte comando:
runas /u:[domínio\usuário] cmd.exe
Onde [domínio\usuário] é o usuário de rede com privilégios administrativos. Ao teclar ENTER, uma janela será aberta solicitando a senha da conta informada. Após validar a senha, uma janela do Prompt de Comando será aberta. Verifique o título da janela. Será algo parecido com "cmd (sendo executado como [domínio\usuário])". A partir daqui, podemos realizar o atendimento.
- Caso queira acertar a hora e/ou a data do computador, basta digitar: control timedate.cpl
- Caso queira desinstalar um programa, basta digitar: control appwiz.cpl
- Caso queira abrir o Windows Explorer, basta digitar: explorer
- Caso queira abrir o Windows Explorer na pasta atual, basta digitar start..
... E por aí vai.
Após encerrar o atendimento, basta fechar a janela do Prompt de Comando e deixar o funcionário trabalhar normalmente.
Espero que tenham gostado da dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário