Nesta terceira parte da série Ajuste Fino do Active Directory vou falar sobre a replicação do SYSVOL através do DFS-R.
Até o Windows Server 2003, a replicação do SYSVOL era realizada pelo File Replication Service ou FRS. A partir do Windows Server 2008, o Distributed File System Replication ou DFS-R passou a ser a nova tecnologia de replicação do SYSVOL.
Uma das grandes vantagens dessa tecnologia está no fato do DFS-R replicar apenas a parte de um determinado arquivo que fora alterado (delta) enquanto que o FRS replica o arquivo inteiro.
Quando realizamos a migração dos Controladores de Domínio do 2003 para o 2008, a replicação do SYSVOL não é automaticamente migrada do FRS para o DFS-R. Alguém sabe dizer o por quê? (Perguntinha de certificação Microsoft ^^)
Para que o SYSVOL possa ser replicado pelo DFS-R é necessário que o Nível Funcional do Domínio (Domain Functional Level) seja Windows Server 2008. Após essa alteração, o domínio estará pronto para iniciar o processo de migração.
A migração ocorre em 4 etapas e o tempo gasto varia de acordo com a quantidade de Controladores de Domínio presentes na rede e a distância entre eles (intra-sites e inter-sites). Vamos chamar essas "etapas" de "estados", ou seja, todos os Controladores de Domínio precisarão passar por 4 "estados" para concluir o processo de migração. Os estados vão de 0 (zero) a 3 (três) e são os seguintes:
- 0 = 'START'
- 1 = 'PREPARED'
- 2 = 'REDIRECTED'
- 3 = 'ELIMINATED'
A mudança do estado e o acompanhamento do processo é realizado via prompt de comando utilizando um único comando, o dfsrmig.exe. Abra o prompt de comando em modo elevado, de preferência no Controlador de Domínio que detém a FSMO de PDC Emulator e digite os seguintes comandos:
dfsrmig /setglobalstate [0-3]
dfsrmig /getglobalstate
O primeiro comando é responsável pela mudança do estado e o segundo mostra como anda a mudança do estado:
Após obter sucesso em um estado, basta partir para o próximo:
E o próximo:
E para finalizar:
That's it! A replicação do SYSVOL está agora sendo realizada pelo DFS-R.
Adeus FRS... foi bom (ou não) enquanto durou...
Nenhum comentário:
Postar um comentário