terça-feira, 22 de setembro de 2009

IIS + WSUS em um DC

Essa semana, estava eu preparando um ambiente virtual para testes de um software Microsoft e fiquei o dia inteiro "lutando" contra um imprevisto que aconteceu.

Um dos requisitos do referido software era um servidor WSUS (Windows Server Update Services). Baixei a versão mais recente (3.0 com Service Pack 2) e iniciei a instalação. Lá pelos seus 99,99% ocorreu um erro crítico e a instalação foi toda desfeita. Analisando os logs, encontrei 3 códigos de erro: 0x80070643, 0x80070002 e 0x80070003.

Em todas as pesquisas realizadas sobre esses códigos, nenhuma se encaixava no meu problema. Apenas o fato de que eu estava instalando o WSUS em um Controlador de Domínio, o que é possível.

E foi lá pelas tantas no fim do expediente que surgiu a luz divina e encontrei uma explicação "razoável" para o meu problema. Não sei se há lógica na minha conclusão, até porque não fiz outros testes para confirmar, mas foi onde me agarrei para esta teoria:

Iniciei a instalação do IIS em um Controlador de Domínio Windows Server 2003 R2 que já tinha o Framework 2.0 instalado. Parece que o IIS não ficou bem configurado com o Framework e por isso gerava o erro durante a instalação do WSUS.

Abri o prompt de comando, fui até a pasta %WinDir%\Microsoft.Net\Framework\v2.0.50727 e digitei o seguinte comando:
aspnet_regiis -i

Feito isso, iniciei a instalação do WSUS e o mesmo completou com sucesso. Se há alguma relação entre ter instalado o IIS depois do Framework 2.0 já estar instalado ou se isso ocorreu por se tratar de um Controlador de Domínio, eu não sei.

Se houver aí alguém com maior entedimento sobre o assunto e quiser esclarecer essas dúvidas, o espaço está aberto. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário