segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Arquivo de sistema corrompido, e agora? Formatar?

Uma situação que costuma acontecer algumas vezes é o corrompimento de algum arquivo de sistema do Windows, seja por um pique de energia, ou por alguma ação do outro mundo (sim, porque o usuário nunca fez nada e até ontem tudo funcionava perfeitamente). Com isso, o computador passa a reiniciar constantemente durante a tentativa de carga do Windows e nunca chega a lugar algum. Uma solução para o problema seria a famosa “formatação do Windows”. Mas convenhamos é uma atividade tediosa:

- Fazer backup dos arquivos (isso quando o técnico diz que não tem jeito e que tudo foi perdido);
- Reinstalar o Windows;
- Reinstalar todos os programas (se você não tiver em mãos tais instalações, você acaba de ganhar uma maravilhosa dor de cabeça);
- Restaurar o backup (se tiver sido feito);
- Verificar se não ficou nada para trás.

Agora me responda: Quanto tempo foi gasto nesta atividade? 1 a 3 dias? Imagine se esse fosse o único computador do setor financeiro de uma empresa? Será que este computador poderia ficar parado todo este tempo?

Pois bem, existe uma técnica muito simples, que leva apenas alguns minutos para ser executada, e que pode evitar toda esta dor de cabeça. Ao invés de formatar o Windows, nós vamos reparar o Windows. Para isto, precisamos ter em mãos o CD de instalação do mesmo.

Inicie o computador pelo CD e deixe o Assistente de Instalação carregar. Quando aparecer uma tela perguntando se você deseja instalar ou reparar o Windows, pressione a letra R. Aguarde até que o console seja carregado. Dependendo da versão do Windows, você terá que fornecer a senha do administrador local para acessar o console. Estando no Console de Recuperação, basta digitar o seguinte comandinho mágico e pressionar ENTER:

CHKDSK /R

O CheckDisk fará uma varredura em todo o seu disco rígido e irá corrigir qualquer arquivo de sistema do Windows que esteja corrompido. Ao término, basta digitar o comando EXIT e deixar o Windows carregar normalmente. Todos os arquivos do usuário foram preservados e os programas se mantiveram instalados.

Este procedimento funcionou em 90% dos casos em que me deparei com esta situação. Os outros 10% estavam ligados a problemas de hardware: memória ou disco rígido com defeito. No caso da memória, basta trocar e executar o checkdisk. Já no caso do disco rígido, olá atividade tediosa.

Conclusão: Uma situação que levaria, em média, 2 dias para ser resolvida, foi solucionada em, digamos, 30 minutos. (Espero que isso não acabe com o emprego de alguns ^^)

6 comentários:

  1. Eu tenho algumas dúvidas ainda, poderia por favor me disponibilizar uma forma de contato, para poder retirar essas dúvidas?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é samuel e nunca formatei meu pc.Comprei faz pouco mais de um ano.Num lindo dia desses eu fui mexer no pc (depois de ficar uns 4 dias sem mexer)aí o que me acontece é isso Corrompimento de arquivo de sistema. Daí eu morri naquele exato momento (ironicamente)e ainda não sei o que fazer foi um abalo.Eu queria saber se é preciso comprar um cd de instalação pois não veio o cd de instalação quando comprei o Pc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel. Você precisar ter o CD/DVD de instalação do Windows para fazer o que descrevi neste post.

      Excluir
  3. Tem como fazer isso sem ser pelo CD de instalção,
    por exemplo, o leitor de CD não funciona, ai tem como fazer pelo pen drive com a instalçao no pen drive?

    ResponderExcluir