O Windows Preinstallation Environment, mais conhecido como WinPE, é uma versão simplificada que foi criada para distribuir o Windows às Estações de Trabalho e Servidores, no lugar do antigo DOS. Inicialmente, apenas grandes empresas e fabricantes de computadores utilizam esta ferramenta. Mas com o lançamento do Windows Automated Installation Kit (AIK), o uso do WinPE foi extendido a todos os usuários a custo zero. O WinPE é “bootável” via: PXE, CD-ROM, USB ou pelo próprio disco rígido.
O que me chamou a atenção ao WinPE foi a praticidade de uso. Sem praticamente fazer nada (simplesmente gerar o CD), eu tenho um mini-sistema operacional com suporte a rede. Se você leu o meu artigo sobre o “Windows Imaging Format (.wim)” e pretende montar ou já possui um servidor para armazenar as imagens dos computadores da sua empresa, o WinPE é a ferramenta que lhe dará acesso a essas imagens. Antes de mais nada, vale lembrar que para utilizar o WinPE, o computador precisa ter, no mínimo, 512 MB de RAM e o serviço DHCP precisa estar funcionando na rede.
Mas, como nem tudo são flores, haverão casos em que o WinPE pode não carregar o suporte a rede por não possuir o driver da placa de rede em questão. Neste caso, devemos:
1 – Obter o driver da placa de rede (Driver para o Vista);
2 – Injetar o driver na imagem do WinPE.
A primeira etapa é muito simples: acesse o site do fabricante e baixe o driver para o Windows Vista.
Na segunda etapa: montar a imagem do WinPE, injetar o driver, salvar a imagem e recriar o CD.
A segunda etapa parece ser um bicho de sete cabeças, mas o AIK trás todas as ferramentas necessárias para realizarmos essas alterações. Mas vamos por partes:
Digamos que o driver baixado foi salvo na pasta:
c:\drivers\rede\vista
Os passos a seguir necessitam que o computador tenha o AIK instalado. Acesse o prompt de comando e digite os comandos abaixo:
Criar o ambiente para editar a imagem do WinPE:
copype x86 c:\winpe_x86
Obs: Estou assumindo que você esteja trabalhando com um sistema operacional 32 bits. Caso seja 64 bits, mude o valor “x86” para “x64” em todos os comandos.
Montar a imagem do WinPE:
imagex /mountrw c:\winpe_x86\winpe.wim 1 c:\winpe_x86\mount
Injetar o driver na imagem:
peimg /inf=c:\drivers\rede\vista\[nome_do_arquivo].inf c:\winpe_x86\mount\windows
Salvar as alterações na imagem:
imagex /unmount c:\winpe_x86\mount /commit
Copiar a nova imagem para a estrutura do CD que será criado:
copy c:\winpe_x86\winpe.wim c:\winpe_x86\iso\sources\boot.wim /y
Quase acabando… Criar o ISO do CD:
oscdimg –n –bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\iso c:\winpe_x86\winpe-new.iso
Para finalizar, grave o ISO em um novo CD e faça o teste. Se você baixou o driver correto, seu WinPE agora terá suporte a rede. O teste pode ser feito digitando o comando ipconfig após a carga do WinPE. Se o computador recebeu um Endereço IP, o suporte a rede foi carregado com sucesso.
A partir deste ponto, toda nova injeção de driver pode ser iniciada a partir da montagem da imagem. Aconselho não apagar a pasta ”c:\winpe_x86” para não perder os drivers já injetados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário