segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Conheça o novo Windows Imaging Format (.wim)

O Windows Server 2008 trouxe o Windows Deployment Service (WDS), serviço de distribuição do Windows. O WDS veio para substituir o antigo Remote Installation Service (RIS). O ponto forte do WDS está no novo formato de imagem utilizado, o Windows Imaging Format (.wim).

Este novo formato é baseado em arquivo (file-based) e não em setor (sector-based) como os já conhecidos .iso, .bin/.cue, etc. O diferencial deste novo formato é que, além de permitir que várias imagens sejam agrupadas dentro do mesmo arquivo físico .wim, não há duplicidade de arquivos, o que faz com que o armazenamento de várias imagens em arquivos .wim sejam menores que nos outros formatos.

Digamos que temos 2 imagens de 2 GB da instalação do Windows em formato .iso. Logo temos 4 GB de espaço ocupado e 2 arquivos físicos. Utilizando o .wim teríamos, no máximo, 2.3 GB de espaço ocupado e apenas 1 arquivo físico para essas mesmas 2 imagens.

Além disso, por ser baseado em arquivo, a restauração de uma imagem .wim sobre uma partição com dados, NÃO apaga o conteúdo da mesma. Para aqueles que não querem perder os dados armazenados, é uma grande vantagem. Mas caso deseje realmente excluir todo o conteúdo e realizar uma restauração limpa, utilize o DISKPART antes.

Outra grande vantagem do formato .wim é poder montar a imagem, inserir, modificar ou excluir arquivos, e salvar as alterações sem precisar recriar a imagem. As ferramentas para criação e manipulação de imagens .wim estão no Windows Automated Installation Kit (AIK).

Para quem não conhece, o SYSPREP é a ferramenta que prepara o Windows para poder ser distribuído. A vantagem de utilizar o SYSPREP é que você pode instalar um computador base com todos os programas utilizados pela sua empresa, preparar a imagem e, todos os computadores que receberem aquela imagem, já estarão com os programas instalados. O SYSPREP do Vista/2008 tem um grande diferencial em relação ao SYSPREP do XP/2003: Independência de Hardware.

Ou seja, para o Windows XP é preciso 1 imagem para cada configuração de hardware existente (1 para Pentium III 700 MHz, 1 para Pentium III 866 MHZ, 1 para Athlon, 1 para Sempron, etc.). Já no Windows Vista, basta apenas 1 única imagem para qualquer hardware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário