Chegamos a estudar a possibilidade de implementar uma versão mais recente do VNC, mas achamos o processo um pouco "trabalhoso", visto que, infelizmente, ainda não possuímos um sistema de ESD (Electronic Software Distribuition) e o tempo gasto no processo de migração seria alto demais, dado a quantidade de computadores existentes em nossa rede (ou seja, máquina por máquina... ugh!).
Lembrei-me então, de ter lido em algum lugar que o Windows possuia, nativamente, uma ferramenta similar ao VNC, chamada: Assistência Remota do Windows. Peço para que não confunda a "Assistência Remota do Windows " com a "Conexão Remota da Área de Trabalho". São ferramentas bem distintas.
Com a Conexão Remota você cria uma sessão remota em uma estação de trabalho e, no caso do XP/7, você derruba o usuário que estiver logado. A Assistência Remota, por outro lado, permite a você visualizar a Área de Trabalho do usuário atualmente logado em um computador.
Uma coisa que acho legal na Assistência Remota do Windows é que eu posso definir um grupo específico de pessoas que pode utilizar a ferramenta (no caso, somente a Equipe de Suporte Técnico). Na versão do VNC que utilizávamos, quem soubesse a senha, poderia acessar a Área de Trabalho de qualquer usuário da empresa.
Outro ponto positivo é a transparência para o usuário: no VNC, acessávamos a máquina do usuário e ele nem ficava sabendo (Big Brother Mode). Na Assistência Remota, o usuário precisa autorizar o acesso remoto do Técnico e, caso o mesmo precise mexer em alguma coisa, o usuário precisa liberar o acesso. Em outras palavras, nenhuma ação é feita sem o consentimento do usuário.
Os únicos pontos negativos que encontrei na Assistência Remota foram que de uma estação com Windows XP eu não consigo oferecer assistência a uma estação Windows 7 (mas o inverso sim); e que o UAC (User Access Control) interrompe a visualização da Área de Trabalho até que o usuário feche a janela de mensagem.
A Conexão Remota pode ser facilmente encontrada na pasta Acessórios do Windows. Já a Assistência Remota, a Microsoft fez o favor de esconder muito bem escondida (ainda me pergunto o por quê). Até o executável da ferramenta é difícil de digitar, dependendo do sistema operacional. Sem falar no "modus operandi" padrão onde é o usuário que envia um convite ao técnico para acessar a sua Área de Trabalho.
Falando assim parece que a Assistência Remota do Windows é mais complicada que o VNC, mas não é. Após algumas "googleadas", consegui configurar a Assistência Remota do Windows em todas as estações de trabalho da empresa sem sair da minha cadeira. Qual é a mágica por trás disto? A boa de velha Diretiva de Grupo (GPO).
Configurando a Assistência Remota do Windows via GPO
Antes de mais nada, vale frisar que para a implementação 100% desta GPO, é preciso que o domínio já esteja operando com o Windows Server 2008, pois algumas configurações fazem uso de GPP (Group Policy Preference).
Crie uma nova GPO e defina as seguintes configurações:
- Computer Configuration
- Policies
- Administrative Templates
- Network/Network Connections/Windows Firewall/Domain Profile
- Windows Firewall: Define inbound port exceptions [Enabled]
- 135:TCP:*:Enabled:Offer Remote Assistance
- Windows Firewall: Define inbound program exceptions [Enabled]
- %WINDIR%\PCHealth\HelpCtr\Binaries\Helpctr.exe:*:Enabled:Remote Assistance -- Windows Messenger and Voice
- %WINDIR%\PCHealth\HelpCtr\Binaries\Helpsvc.exe:*:Enabled:Offer Remote Assistance
- %WINDIR%\SYSTEM32\Sessmgr.exe:*:Enabled:Remote Assistance
- System/Remote Assistance
- Allow only Vista or later connections [Disabled]
- Offer Remote Assistance [Enabled]
- Permit remote control of this computer: Allow helpers to remotely control the computer
- Helpers: [Domain\Security Group] -- Grupo que poderá utilizar a Assistência Remota
- Windows Components/Remote Desktop Services/Remote Desktop Session Host/Connections
- Allow users to connect remotely using Remote Desktop Services [Enabled]
- Preferences
- Windows Settings/Registry
- New Registry Item
- General Tab
- Action: Replace
- Hive: HKEY_LOCAL_MACHINE
- Key Path: SOFTWARE\Microsoft\Ole
- Value name: EnableDCOM
- Value type: REG_SZ
- Value data: Y
- Common Tab
- Item-level targeting
- New Item
- Item: Operating System
- Product: Windows XP
- User Configuration
- Preferences
- Windows Settings/Shortcuts
- New Shortcut
- General Tab
- Action: Replace
- Name: Oferecer Assistência Remota
- Target type: File System Object
- Location: Desktop
- Target path: %WINDIR%\Explorer.exe
- Arguments: "hcp://CN=Microsoft%20Corporation,L=Redmond,S=Washington,C=US/Remote%20Assistance/Escalation/Unsolicited/Unsolicitedrcui.htm"
- Start in: %WINDIR%\
- Common Tab
- Run in logged-on user's security context (user policy option)
- Item-level targeting
- New Item
- Item: Security Group
- Group: [Domain\Security Group] -- Mesmo grupo definido em Helpers.
- New Item
- Item Options: AND
- Item: Operating System
- Product: Windows XP
- New Shortcut
- General Tab
- Action: Replace
- Name: Oferecer Assistência Remota
- Target type: File System Object
- Location: Desktop
- Target path: %WINDIR%\SYSTEM32\msra.exe
- Arguments: /offerra
- Start in: %WINDIR%\
- Common Tab
- Run in logged-on user's security context (user policy option)
- Item-level targeting
- New Item
- Item: Security Group
- Group: [Domain\Security Group] -- Mesmo grupo definido em Helpers.
- New Item
- Item Options: AND
- Item: Operating System
- Product: Windows 7
Se tudo correr bem, você terá um lindo ícone chamado "Oferecer Assistência Remota" em sua Área de Trabalho e, ao abri-lo, bastará digitar o nome do computador que precisa de atendimento, informar ao usuário sobre a janela que ele irá receber informando sobre sua tentativa de acesso remoto e aguardar que ele clique em Sim para que o atendimento remoto seja iniciado.
Assim que você estiver visualizando a Área de Trabalho do usuário, basta clicar no botão Solicitar Controle (Request Control) e aguardar o usuário autorizar para que você possar mexer em sua Área de Trabalho.
Ah.. será que eu disse que a Assistência Remota oferece um recurso de Chat nativo?
Espero que tenham gostado desta dica.
Até a próxima.
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