- CD/DVD de instalação no drive;
- Acompanhar todo o assistente de instalação, respondendo as perguntas que vão aparecendo (nome do computador, fuso horário, senha do administrador, etc.);
- Instalar os drivers dos dispositivos que não foram detectados;
- Instalar os programas que serão utilizados;
- Rodar o Windows Update e aguardar algumas horas até que os megas de atualizações sejam todos aplicados;
- E por fim, desligar o computador, colocar outro na bancada e começar tudo de novo.
Tudo bem, exagerei um pouco... Na bancada talvez tenha espaço para dois ou três computadores e o processo fica um pouco mais rápido... Ou melhor ainda: você põe o estagiário para fazer o serviço, diz que precisa das máquinas no dia seguinte cedo e deixa o infeliz virar a noite para concluir a tarefa. :)
Deixando a brincadeira de lado, o cenário acima não foge muito da realidade de algumas empresas que ainda realizam seus deploys de Windows "na mão". Em alguns casos, por total desconhecimento das soluções e tecnologias que a Microsoft dispõe para tornar essa tarefa um verdadeiro "mamão com açúcar"; e em outros casos, por usarem software não legalizado em seu ambiente corporativo, o que trava a implantação dessas soluções e tecnologias.
É um barato que sai caro: Deixam de investir em licenciamento, sobrecarrega a mão de obra que já é escassa, gasta-se um tempo absurdo para manutenção do equipamento e para melhorar: "é tudo pra ontem!" Se soubessem de todo o "arsenal" que se adquire com apenas uma licença do Windows Server, acho que não pensariam duas vezes. Mas, deixemos esse assunto de lado. Vamos voltar ao deploy do Windows:
É possível automatizar todas as etapas descritas acima de forma que, apenas algumas ou nenhuma delas necessite da interação do Técnico de TI. É isso mesmo que você leu: é possível instalar o Windows, instalar os programas, como Office e Antivírus; e atualizar o Windows sem que o Técnico de TI nem precise chegar perto do computador. :S Esse ambiente de interação zero é chamado de Zero Touch Installation (ZTI). A Microsoft fornece o System Center Configuration Manager (SCCM) como a solução para implantação de um ambiente ZTI em uma rede corporativa. Devido a complexidade e robustez do SCCM, essa solução é mais comumente aplicada em grandes empresas que precisam gerenciar milhares de computadores.
Existe um outro ambiente onde a interação do Técnico de TI com o computador é menor do que o método pré-histórico lá do início do post, chamado de Lite Touch Installation (LTI). Existem diversas soluções para implantação de um ambiente LTI em uma rede corporativa, mas há uma ferramenta da Microsoft excepcional para essa tarefa: o Microsoft Deployment Toolkit (MDT). Vantagem do MDT: é gratuito. Outra vantagem do MDT: demanda menos hardware para sua implantação.
Atualmente na versão 2010, o MDT tem suporte para deploy do Windows 7 e ainda mantém suporte para deploy do Windows XP. Além disso, é possível instalar outros programas (como Office, Leitor de PDF, antivirus, entre outros) que podem ser previamente definidos ou listados ao Técnico de TI para que decida quais serão instalados.Outro recurso é a criação de um banco de drivers que instala automaticamente todo o hardware do computador sem que o Técnico de TI necessite colocar o CD/DVD da placa mãe na unidade local. E pra fechar com chave de outro, o MDT se conecta a um servidor WSUS local para atualização do Windows e demais aplicativos Microsoft. Em resumo, você pega uma máquina Bare Metal (limpa, sem sistema operacional) e termina com uma máquina pronta para uso sem muito esforço. O trabalho de várias horas cai para alguns minutos.
Mas se o seu problema é a migração do Windows XP para o Windows 7, não tem problema: o MDT também realiza essa tarefa e ainda preserva os dados locais do usuário.
O MDT em si, utiliza um CD bootável para que o computador cliente se conecte ao seu ambiente LTI. Mas como na Microsoft tudo gira em torno da "integração" (Amo muito tudo isso), é possível utilizar o serviço WDS do Windows Server 2008 para realizar um boot via placa de rede diretamente no ambiente LTI, sem a necessidade do CD do MDT (PXE boot). Como dizem por aí: "Fala sério!" Tá esperando o que para implantar o MDT? Um passo-a-passo?
Bom... eu estava pensando mesmo em escrever um passo-a-passo, mas achei excelentes materiais, que foram os quais estudei, e ao invés de escrever, vou postar os links aqui para que os interessados trilhem o mesmo caminho. Mas antes disso, gostaria de explicar um assunto relacionado ao deploy do Windows XP que pode ser uma verdadeira pedra no sapato dos marinheiros de primeira viagem.
O Windows XP e a HAL
Hardware Abstraction Layer ou HAL pode ser definida como o meio de comunicação entre o kernel do sistema operacional e a placa mãe/processador do computador. Algo como um "driver". Dependendo da arquitetura da placa mãe e do processador, o Windows XP pode utilizar diferentes tipos de HALs:
- Advanced Configuration and Power Interface (acpipic_up): halacpi.dll, ntoskrnl.exe, ntkrnlpa.exe
- ACPI Uniprocessor PC (acpiapic_up): halaapic.dll, ntoskrnl.exe, ntkrnlpa.exe
- ACPI Multiprocessor PC (acpiapic_mp): halmacpi.dll, ntkrnlmp.exe, ntkrpamp.exe
Calma... antes que comece a se questionar sobre a inviabilidade deste processo ou se existe algum mecanismo para descobrir a HAL do computador antes do deploy da imagem, preste bem atenção na frase e veja que eu usei o verbo no passado. Existe uma forma de substituir a HAL do computador logo após a aplicação da imagem. Vou postar o link aqui também.
Falem mal, mas falem de mim (by Windows Vista)
Muita gente falou mal do Windows Vista... "Era pesado..." "Era lento..." "bla bla bla..." Eu continuo me mantendo neutro nessa discussão, até porque utilizei-o muito pouco. Na minha empresa ainda reina o Windows XP. Mas nessa discussão, sempre me pergunto se o problema era realmente o Windows Vista ou o hardware utilizado. Sim, porque a maioria quer utilizar um hardware de 3 ou 4 anos atrás para rodar um sistema operacional ou software que foi lançado ontem e quer que o computador funcione bem. Atualização não é só de software não, é hardware também.
E no meio de tantas "reclamações", uma coisa boa: a partir do Windows Vista, o sistema operacional passou a ser independente da HAL. Você pode montar sua imagem de referência em um Intel I7 com 4 GB de RAM e aplicar no seu Pentium III com 1 GB de RAM que o sistema irá funcionar tranquilamente (lógico que observando as plataformas 32 e 64 bits).
Falem mal, mas falem de mim... Deixe de lado o que os outros dizem e procure conhecer a novidades tecnológicas que o Vista trouxe. Lembrem-se que o Windows 7 só existe porque existiu o Windows Vista e que boa parte das tecnologias do Windows 7 foram herdadas do Windows Vista. Deixe de ser "Maria-vai-com-as-outras" e tire suas próprias conclusões. Tenha opinião própria. Isso não é um sermão. É uma dica. ;)
Cala a boca, Chris
Ufa... Chega por hoje, já falei muito para um post só. Mas antes, mais algumas dicas: ^^
- Vocês devem ter reparado que usei algumas siglas aqui (WSUS, WDS, PXE, ...) e não expliquei muito bem o que são. Foi prosital. Por quê? Para que vocês pesquisem. Google, Wikipedia ou seja lá onde for. Busquem a informação. Viu um termo que não conhece, corra atrás. Essa dinâmica faz muita diferença entre um profissional de TI que corre atrás e aquele que espera a informação vir até ele.
- Inglês... é *IMPRESCINDÍVEL*. A maioria dos materiais técnicos que você encontrar vão estar em inglês. Tem preguiça em estudar, sinto muito, acho melhor procurar outra profissão.
Mitch Tulloch fez um material fantástico para o site WindowsNetworking.com sobre deploy do Windows 7. O mesmo guia pode ser utilizado para deploy do Windows XP. O link é:
http://www.windowsnetworking.com/articles_tutorials/Deploying-Windows-7-Part1.html
Michael Pertersen postou em seu blog o script para substituição da HAL durante o deploy do Windows XP. O script funciona no MDT 2008 mas possui uma incompatibilidade com o MDT 2010. Veja no final da página a discussão sobre esse assunto e como corrigir o problema. O link é:
http://osdeploy.wordpress.com/2009/04/08/handling-hal-switching-during-xp-deployment-no-bsod-0x07-error/
Christiano Mendes (ops... esse sou eu :P) vai deixar aqui algumas dicas extras para incrementar a configuração do MDT:
- No arquivo CustomSettings.ini acrescente as seguintes linhas:
- _SMSTSORGNAME=[Nome da Empresa]
- TimeZone=065
- TimeZoneName=E. South America Standard Time
A segunda linha configura o fuso-horário no Windows XP para Brasília.
A terceira linha configura o fuso-horário no Windows 7 para Brasília.
Durante a captura da imagem de referência do Windows XP, o MDT reportou um erro informando que o Sysprep que eu estava usando estava desatualizado. O motivo era que eu estava usando um CD do Windows XP com o Service Pack 3 já embutido. Mas o que isso tem haver??? Tem haver que a injeção do Service Pack 3 no CD do Windows XP não atualizou o conteúdo do arquivo deploy.cab situado na pasta SUPPORT do CD, ou seja, Sysprep desatualizado. Para resolver esse problema, baixe o arquivo deploy.cab atualizado e substitua o arquivo no "source file" do Windows XP na pasta do MDT. O link é:
http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?familyid=673a1019-8e3e-4be0-ac31-70dd21b5afa7&displaylang=en
Caso o autologin falhe durante o deploy da imagem customizada do Windows XP, vá nas propriedades da imagem customizada, edite o arquivo unattended.txt e insira a senha do administrador local que você definiu durante a captura da imagem de referência.
E por hoje é só. Até a próxima.
Parabéns pelo Blog. Continue com seus artigos!
ResponderExcluirLegal seu post Christiano,
ResponderExcluirEstou utilizadno o MDT aqui na empresa também.
Cara você já pegou algum caso onde atraves do boot com o LiteTouchPE não é reconhecida a placa de rede. Isto acontece em algumas máquinas e outras não. Será algo relacionado a drivers de pré-instalação contidos na imagem?
Olá Carlos. Sua teoria está correta: Você precisa adicionar os drivers das placas de rede não reconhecidas no MDT (Out-of-Box Drivers) e atualizar o LiteTouchPE.
ResponderExcluir