quinta-feira, 25 de julho de 2013

DFSR: Como determinar o tamanho mínimo de Quota para o Staging?

Para quem já trabalha com a tecnologia do DFSR (Distributed File System Replication), sabe que uma configuração errada de quota do staging pode ocasionar problemas de performance na replicação.

Encontrei este artigo fantástico que trás a fórmula para o cálculo da quota do staging.

Basicamente, somamos o tamanho dos maiores arquivos da pasta que será replicada e dividimos o resultado por 1 gigabyte. A quantidade de arquivos a serem somados varia de acordo com a versão do Windows Server:
  • Windows Server 2003 R2: 9 arquivos
  • Windows Server 2008 e 2008 R2: 32 arquivos
Os comandos a seguir, devem ser executados dentro do ambiente do PowerShell.

Para somar o tamanho dos maiores arquivos, utilizamos o seguinte comando:

$big32 = Get-ChildItem c:\temp -recurse | Sort-Object length -descending | select-object -first 32 | measure-object -property length –sum

Substitua a pasta c:\temp pela sua pasta de replicação. Note que foi passado o parâmetro -first 32 que indica que este comando está sendo executado em um computador rodando o Windows Server 2008 ou 2008 R2.

Aguarde até que o comando conclua sua execução, o que pode levar um certo tempo dependendo do tamanho da pasta de replicação.

Após a conclusão, divida o valor obtido por 1 gigabyte com o seguinte comando:

$big32.sum / 1gb

Do valor obtido, arredonde a parte fracionada para cima.

Por exemplo: se o valor obtido foi 10,1; arredonde para 11.

Basta agora multiplicar o valor obtido por 1024 e digitar o resultado no campo Quota da guia Staging na janela de Propriedades.

 
 
Até a próxima.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

MDT: Tentando se conectar ao antigo servidor

Quando utilizamos o MDT para a implantação automatizada do Windows, ele cria uma pasta na raiz da unidade C: chamada MININT.

"Teoricamente", essa pasta deveria ser excluída ao término do processo. Mas em 99,99% dos casos que presenciei, isso não acontece.

Em geral, não há nenhum problema com a permanência desta pasta no HD. A exceção é quando trocamos o nome do servidor onde reside o DeploymentShare do MDT.

O cliente do MDT, quando encontra a pasta MININT, usa suas informações para se conectar no DeploymentShare. Se o nome do servidor tiver mudado, teremos um erro de conexão com o DeploymentShare. Para resolver isto é muito simples:

Pressionando a tecla F8 (dentro do ambiente do WinPE) será aberto o Prompt de Comando. Basta excluir a pasta com o comando:

rd c:\minint /s

Reinicie o computador para reiniciar o processo:

wpeutil reboot

Caso você queira apagar todo o conteúdo do HD, utilize os seguintes comandos:

diskpart
select disk 0
clean
exit
wpeutil reboot

Até a próxima.